A vida religiosa de Santa Isabel




Após a morte do rei (seu marido), em 1325, a Rainha renunciou ao mundo, cortou os cabelos e vestiu o hábito da Ordem Terceira Franciscana, e peregrinou pelo caminho de Santiago de Compostela. Ao final dessa caminhada, entregou ao bispo da cidade a sua coroa de ouro e outros bens valiosos. Em agradecimento, o bispo entregou-lhe um bastão e uma bolsa.


Ao voltar à corte, a Rainha doou diversos bens aos pobres e distribuiu outros aos seus herdeiros. Terminou a construção do Mosteiro de Santa Clara que havia iniciado, em Coimbra, e nele desejou terminar a sua vida, como religiosa. Mas os sacerdotes da época, não deixaram que isso acontecesse por razões de Estado e para não privar os pobres das contribuições da rainha. Então, ela manteve o hábito e pediu para construir um espaço junto ao mosteiro, onde poderia se retirar para rezar, conversar e fazer refeições com as religiosas, além de atender os pobres e oferecer-lhes amparo e consolo.


No último ano de sua vida peregrinou, uma segunda vez, a Santiago de Compostela, junto com duas mulheres. Quis fazer a pé a longa viagem, apesar dos seus 64 anos e mendigou de porta em porta o alimento diário.


Trezentos anos depois, ao abrirem o túmulo da Rainha descobriram que seu corpo permaneceu inteiro e incorrupto. Com mais esse fato, a igreja resolveu canonizá-la no dia 25 de maio de 1625, por decreto do Papa Urbano VIII, e naquele mesmo ano o rei Felipe III proclamou-a padroeira de Portugal.


Os restos mortais de Santa Isabel estão expostos na Igreja do Convento de Santa Clara. Onde está também uma parcela do bastão que Isabel carregou na volta da primeira peregrinação a Santiago de Compostela.


Em 2016, foram celebrados os 500 anos da beatificação da Rainha Santa, e a Igreja deixou à vista dos fiéis a mão incorrupta de Santa Isabel para veneração dos fiéis, 679 anos depois de sua morte.


Em Portugal, a Confraria da Rainha Santa Isabel guarda a memória e perpetua a devoção da Rainha Santa e dá continuidade às suas obras de caridade junto aos pobres.









Venha conferir nossas opções de artigos personalizados !!!

https://www.casadorosario.com.br/






Fonte: https://www.a12.com/redacaoa12/espiritualidade/isabel-de-portugal-a-rainha-que-se-tornou-santa


Siga-nos nas redes sociais:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Contato

(11) 2693-1392

(11) 2692-7984

(11) 2694-4021

whatsapp: (11) 9-8943-7251
Segunda a sexta: 09:30h às 17:30h

pgatendimento@gmail.com

Site criado por FRP em 2015.