Significados e símbolos da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Atualizado: Jun 10



A imagem original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro era uma pintura feita em nogueira com o fundo folheado a ouro, sendo venerado em Roma desde 1499. Além disso também é um ícone da Igreja Ortodoxa, lá é conhecida como Virgem da Paixão ou "Theotokos" (Mãe de Deus) da Paixão.


Na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro podemos observar o Manto Azul de Nossa Senhora, o véu azul escuro é a representação da virgindade, pois este era o manto utilizado apenas pelas mulheres virgens em Israel.


A Túnica vermelha na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro remonta a tradição daquele período em Israel, que era utilizada para identificar as mães.


Na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é possível ver uma estrela no topo do seu véu, nos ensina que a Virgem Santíssima é a "Estrela do Mar". Sendo o "mar" representando os não judeus que se tornaram cristãos. O número de cristãos era tão grande como se formassem um mar, e Maria é a estrela que os guia para Jesus Cristo.


O Menino Jesus é retratado com uma túnica verde na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e é a cor que representa a vitória da vida sobre a morte.


Na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro às mãos do Menino Jesus são voltadas para baixo sobre as mãos de Maria, simboliza a concessão a Virgem Santíssima do poder de distribuir graças a todos aqueles que a ela pedirem. Mostrando que assim como protegeu Jesus Cristo, hoje no céu ela protege a todos nós.


Na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Maria não olha diretamente para Jesus Cristo, mas sim para nós que estamos olhando o ícone. Esta expressão tem um significado profundo, pois Maria olha para nós com o significado de: "Olhem para Jesus e sigam seus ensinamentos".


O amarelo é a cor da luz e da divindade, como o ouro. O manto amarelo dourado do Menino Jesus representa sua divindade.


Na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é possível ver nos cantos superiores a imagem dos Arcanjos São Gabriel Arcanjo representado pelas cores vermelho e verde anunciando a Paixão e a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, e São Miguel Arcanjo com as mesmas cores de São Gabriel, porém segurando uma a lança, que perfurou o lado de Cristo e a esponja com vinagre, que lhe será dada antes de sua morte. Ele também segura estes objetos através do manto, mostrando que estes objetos são sagrados.


O ouro ao fundo de todo o quadro simboliza o céu, onde Jesus e Maria estão entronizados. O ouro representa também a alegria celeste que espera todos aqueles que recorrerem à Virgem Maria e praticarem aquilo que seu Filho ensinou.




Fonte: https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/imagem-de-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-significados-e-simbolos.html




Siga-nos nas redes sociais:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Contato

(11) 2693-1392

(11) 2692-7984

(11) 2694-4021

whatsapp: (11) 9-8943-7251
Segunda a sexta: 09:30h às 17:30h

pgatendimento@gmail.com

Site criado por FRP em 2015.