Santa Helena - História



Celebra-se em 18 de Agosto o dia de Santa Helena, uma mulher que dedicou sua vida à religiosidade e tornou-se representação de fé, coragem e amor. Ela é um exemplo da mulher cristã e mãe, quis batizar-se logo após uma difícil conquista do seu filho, que foi interpretada por ela como um aviso de Cristo e milagre Divino. Passou sua vida demonstrando grande fervor, construindo Igrejas e levando a palavra de Deus a diversos lugares considerados santos.


Santa Helena é apresentada vestida como rainha,  segurando a Cruz ou indicando o seu local. Ela também já foi representada como a que supervisiona a procura da Cruz ou como uma senhora medieval. A Igreja sempre a venerou e será grata a ela pela decisiva participação à favor da liberdade religiosa.


Nascida no ano de 255 em Bitínia, de família plebeia, no tempo da juventude trabalhava numa pensão, até conhecer e casar-se com o oficial do exército romano, chamado Constâncio Cloro.


Fruto do casamento de Helena foi Constantino, o futuro Imperador, o qual tornou-se seu consolo quando Constâncio Cloro deixou-a para casar-se com a princesa Teodora e governar o Império Romano. Diante do falecimento do esposo, o filho que avançava na carreira militar substituiu o pai na função imperial, e devido a vitória alcançada nas portas de Roma, tornou-se Imperador.


Aconteceu que Helena converteu-se ao Cristianismo, ou ainda tenha sido convertida pelo filho que decidiu seguir Jesus e proclamar em 313 o Édito de Milão, o qual deu liberdade à religião cristã, isto depois de vencer uma terrível batalha a partir de uma visão da Cruz. Certeza é que no Império Romano a fervorosa e religiosa Santa Helena foi quem encontrou a Cruz de Jesus e ajudou a Igreja de Cristo, a qual saindo das catacumbas pôde evangelizar e com o auxílio de Santa Helena construir basílicas nos lugares santos.


Faleceu em 327 ou 328 em Nicomédia, pouco depois de sua visita à Terra Santa. Os seus restos foram transportados para Roma, onde se vê ainda agora, no Vaticano, o sarcófago de pórfiro que os inclui.




Oremos ao Santo !!!


“Ó DEUS, QUE CONCEDESTES A SANTA HELENA,

MÃE DE CONSTANTINO, IMPERADOR DE ROMA,

A GRAÇA DA PIEDADE CRISTÃ E DAS RESOLUTAS

ATIVIDADES EM PROL DA VERDADE HISTÓRICA

DA FÉ, DAI-ME, A MIM TAMBÉM, SER SEMPRE

ATIVO E TRABALHADOR PELA CAUSA DO EVANGELHO.

AMÉM.”






Venha conferir nossas opções de artigos personalizados !!!

https://www.casadorosario.com.br/









Fonte: https://santo.cancaonova.com/santo/santa-helena-dedicou-se-ao-cristianismo/


https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/cristianismo/santa-helena/



Siga-nos nas redes sociais:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Contato

(11) 2693-1392

(11) 2692-7984

(11) 2694-4021

whatsapp: (11) 9-8943-7251
Segunda a sexta: 09:30h às 17:30h

pgatendimento@gmail.com

Site criado por FRP em 2015.