Santa Catarina de Alexandria - História


Em homenagem ao sacrifício de Catarina de Alexandria e à sua luta pela evangelização do povo, no dia 25 de novembro é celebrado o Dia de Santa Catarina. Nascida em Alexandria, recebeu uma ótima formação cristã. É uma das mais célebres mártires dos primeiros séculos, um dos Santos Auxiliadores. O pai, diz a lenda, era Costes, rei de Alexandria. Ela própria era, aos 17 anos, a mais bonita e a mais sábia das jovens de todo o império; esta sabedoria levou-a a ser muitas vezes invocada pelos estudantes. Anunciou que desejava casar-se, contanto que fosse com um príncipe tão belo e tão sábio como ela. Esta segunda condição embargou que se apresentasse qualquer pretendente.


“Será a Virgem Maria que te procurará o noivo sonhado”, disse-lhe o ermitão Ananias, que tinha revelações. Maria aparece, de fato, a Catarina na noite seguinte, trazendo o Menino Jesus pela mão. “Gostas tu d’Ele?”, perguntou Maria. -“Oh, sim”. -“E tu, Jesus, gostas dela?” -“Não gosto, é muito feia”. Catarina foi logo ter com Ananias: “Ele acha que sou feia”, disse chorando. -“Não é o teu corpo, é a tua alma orgulhosa que Lhe desagrada”, respondeu o eremita. Este instruiu-a sobre as verdades da fé, batizou-a e tornou-a humilde; depois disto, tendo-a Jesus encontrado bela, a Virgem Santíssima meteu aos dois o anel no dedo; foi isto que se ficou chamando desde então o “casamento místico de Santa Catarina”.


Ansiosa de ir ter com o seu Esposo celestial, Catarina ficou pensando unicamente no martírio. Conta-se que ela apresentou-se em nome de Deus, diante do perseguidor, imperador Maxêncio, a fim de repreendê-lo por perseguir aos cristãos e demonstrar a irracionalidade e inutilidade da religião pagã. Santa Catarina, conduzida pelo Espírito Santo e com sabedoria, conseguiu demonstrar a beleza do seguimento de Jesus na sua Igreja. Incapaz de lhe responder, Maxêncio reuniu para a confundir os 50 melhores filósofos da província que, além de se contradizerem, curvaram-se para a Verdade e converteram-se ao Cristianismo, isto tudo para a infelicidade do terrível imperador.


Maxêncio mandou os filósofos serem queimados vivos, assim como à sua mulher Augusta, ao ajudante de campo Porfírio e a duzentos oficiais que, depois de ouvirem Catarina, tinham-se proclamado cristãos. Após a morte destes, Santa Catarina foi provada na dor e aprovada por Deus no martírio, tendo sido sacrificada numa máquina com quatro rodas, armadas de pontas e de serras. Isto aconteceu por volta do ano 305. O seu culto parece ter irradiado do Monte Sinai; a festa foi incluída no calendário pelo Papa João XXII (1316-1334).





Oremos ao Santo !!!


Santa Catarina, digna esposa de

Nosso Senhor Jesus Cristo,

vós fostes aquela Senhora que entrastes

na cidade, achastes 50 mil homens todos

bravos como os leões,

abrandáveis os corações com

a palavra da razão.

Assim rogo que abrandeis os corações

dos nossos inimigos.

Olhos tenham e não me enxerguem, boca

tenham e não me falem,

braços tenham e não me atem, pernas

tenham e não me alcancem,

fiquem imóveis como pedra em seu lugar,

ouvi minha prece, virgem mártir,

para que eu alcance tudo o que vos rogo.

Santa Catarina, rogai por nós.

Amém.











Venha conferir nossas opções de artigos personalizados !!!

https://www.casadorosario.com.br/









Fonte: https://rumodafe.com.br/santa-catarina-de-alexandria/


https://santo.cancaonova.com/santo/santa-catarina-de-alexandria-protetora-do-estado-de-santa-catarina/












Siga-nos nas redes sociais:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Contato

(11) 2693-1392

(11) 2692-7984

(11) 2694-4021

whatsapp: (11) 9-8943-7251
Segunda a sexta: 09:30h às 17:30h

pgatendimento@gmail.com

Localização

R. Pedro Vaz de Campos, 58 - Pari, São Paulo - SP, 03022-050

Site criado por FRP em 2015.

Especialista em: Artigos religiosos, ,Artigos religiosos católicos, produtos católicos, artigos católicos, Santos católicos, Terços, Medalhas, escapulários, Imagens de gesso e resina, bottons, dezenas, novenas, chaveiros, canetas, etc...