São Lázaro de Betânia e São Lázaro O Leproso - História



Em 17 de Dezembro comemora-se o dia de São Lázaro e Lázaro, o leproso. Ambos são exemplos de humildade e fé, um por sempre acreditar em Jesus, e das migalhas e devoção sobreviver à maldade daquele que tinha tudo, mas não compartilhava nada, o outro por se dedicar tanto à Palavra de Deus que consequentemente transformou-se no amigo de Jesus, o acompanhando fielmente em sua jornada.


A história de Lázaro, o leproso, é retirado de uma parábola contada por Jesus no Evangelho de São Lucas 16, 19-31, que por curiosidade é a única que contém o nome do personagem principal, e por isso muitos estudiosos e pesquisadores acreditam que o humilde Lázaro realmente existiu. Diante de toda sua história de fé perante tamanho sofrimento foi nomeado como protetor dos leprosos e dos mendigos. Esse Lázaro é o mais conhecido e venerado pelos fiéis da Igreja Católica no Brasil.


Diferente de São Lázaro, que é amigo de Jesus e que assim foi ressuscitado por Ele no quarto dia de sua morte. Quando Lázaro morreu, conta no Novo Testamento que foi o único pelo qual Cristo chorou, mostrando assim grande afeto e o sinal do quanto ele era importante na sua jornada em sua curta vida.


A história de São Lázaro começa em Betânia, ele era irmão de duas mulheres devotas do Messias que chamavam: Marta e Maria. Eles hospedavam Jesus enquanto estavam em suas andanças.


Lázaro era um homem de origem muito nobre, de grande honestidade e família religiosa, e Jesus fez a ressurreição de Lázaro no quarto dia de sua morte a pedido de Marta. Tamanha era a dor de Cristo em ver seu fiel amigo morto que esta é a única vez que vemos em toda história da vida do Messias a citação de que ele havia chorado.

Vale ressaltar que foi um dos maiores milagres de Jesus e o último realizado por ele enquanto vivo, essa passagem está retratada em João, 11. Quando Cristo foi perseguido e decidiram matá-lo, o próprio Lázaro foi assassinado também, porque ele era prova viva que Jesus poderia vencer a morte. Seu túmulo está localizado em Constantinopla, foi erguido por Leão VI e várias Igrejas e Capelas surgiram desde então sua homenagem.




Oremos ao Santo !!!



“Ó São Lázaro, vós suportastes os sofrimentos

da vida terrena com a certeza de alcançar a

felicidade no céu; abri meu coração à

palavra de Deus na Bíblia e aos ensinamentos

da Igreja Católica; dai-me um coração

sensível às doenças e a miséria dos meus

irmãos; abri meus olhos para ver e

compreender aquilo que se diz por aí:

“O que aqui se faz, aqui se paga”, é

uma sentença falsa e enganosa,

porque a justiça perfeita e definitiva só

acontece na outra vida. Ajudai-me a crer

com firmeza na realidade do céu e do

inferno, para que eu não venha a me

arrepender quando já é tarde, como

aconteceu com o rico da parábola.

São Lázaro rogai por mim e por meus irmãos.

Amém”






Venha conferir nossas opções de artigos personalizados !!!

https://www.casadorosario.com.br/












Fonte: https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/cristianismo/sao-lazaro/








Siga-nos nas redes sociais:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Contato

(11) 2693-1392

(11) 2692-7984

(11) 2694-4021

whatsapp: (11) 9-8943-7251
Segunda a sexta: 09:30h às 17:30h

pgatendimento@gmail.com

Localização

R. Pedro Vaz de Campos, 58 - Pari, São Paulo - SP, 03022-050

Site criado por FRP em 2015.

Especialista em: Artigos religiosos, ,Artigos religiosos católicos, produtos católicos, artigos católicos, Santos católicos, Terços, Medalhas, escapulários, Imagens de gesso e resina, bottons, dezenas, novenas, chaveiros, canetas, etc...