São Judas Tadeu - História



A Igreja celebra no dia 28 de outubro a festa de São Judas Tadeu, apóstolo e mártir, conhecido como padroeiro das causas impossíveis e é um dos santos mais populares no Brasil.


Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22).


Temos uma epístola de Judas “irmão de Tiago”, que foi classificada como uma das epístolas católicas. Parece ter em vista convertidos, e combate seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Começa com estas palavras: “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente”. Orígenes achava esta epístola “cheia de força e de graça do céu”.


Segundo São Jerônimo, Judas terá pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Abgar. Terá evangelizado a Mesopotâmia, segundo Nicéforo Calisto. São Paulino de Nola tinha-o como apóstolo da Líbia. Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu. Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas.


Simão e Judas foram martirizados na Pérsia, na cidade de Sufian. Eles foram mortos por pregarem destemidamente a fé em Jesus Cristo. Por causa da pregação deles, grande foi o número de persas que se converteram ao cristianismo. Isso incomodou os poderosos da Pérsia. Por isso, foram condenados à morte. Vários estudiosos das escrituras acreditam que São Judas foi decapitado por carrascos que usavam como ferramenta o machado afiado. Esta era a pena capital mais usada pelos persas na época.


Muitos se converteram ao verem o testemunho destemido de São Judas diante da morte. O corpo de São Judas está sepultado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Papa Paulo III escreveu uma bula concedendo indulgência plenária para todos aqueles que rezarem em seu túmulo no dia 28 de outubro, dia da sua festa. E por isso, pela forma como ele foi morto, é que São Judas é representado segurando o machado.


Por ter o mesmo nome que Judas, o Escariotes, São Judas Tadeu muitas vezes é confundido com ele, e por isso, a devoção a ele não era muito difundida, até que Nosso Senhor Jesus Cristo apareceu a Santa Brígida da Suécia e lhe disse que para ela alcançar a graça desejada, deveria rezar a São Judas Tadeu, pois ele queria conceder graças às pessoas do mundo todo, por meio desse santo.



Oremos ao Santo !!!



“São Judas Tadeu, glorioso Apóstolo,

fiel servo e amigo de Jesus!

O nome de Judas Iscariotes,

o traidor de Jesus, foi causa de

que fôsseis esquecido por muitos,

mas agora a Igreja vos honra e

invoca por todo o mundo como

patrono dos casos desesperados

e dos negócios sem remédio.

Rogai por mim, que estou tão desolado.

Eu vos imploro, fazei uso do privilégio

que tendes de trazer socorro imediato,

onde o socorro desapareceu

quase por completo.

Assiste-me nessa grande necessidade,

para que eu possa receber as consolações

e o auxílio do céu em todas as minhas

precisões, tribulações e sofrimentos.

São Judas Tadeu, alcançai-me a graça

que vos peço (pedido).

Eu vos prometo, ó bendito São Judas

Tadeu, lembrar-me sempre deste grande

favor e nunca deixar de vos louvas e

honrar como meu especial e poderoso

patrono e fazer tudo que estiver ao meu

alcance para espalhar a vossa devoção

por toda a parte.

São Judas Tadeu rogai por nós. ”












Venha conferir nossas opções de artigos personalizados !!!

https://www.casadorosario.com.br/









Fonte: http://santo.cancaonova.com/santo/sao-simao-e-sao-judas-tadeu-colunas-da-verdade-do-reino/


https://catolicamente.com.br/oracao-sao-judas-tadeu/










Siga-nos nas redes sociais:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Contato

(11) 2693-1392

(11) 2692-7984

(11) 2694-4021

whatsapp: (11) 9-8943-7251
Segunda a sexta: 09:30h às 17:30h

pgatendimento@gmail.com

Site criado por FRP em 2015.