São Benedito - História




No dia 5 de outubro, a Igreja no Brasil celebra a festa de São Benedito, um santo de grande devoção e muito popular no país, sendo chamado também de Benedito, o Negro, por sua descendência africana.


O nome Benedito significa abençoado, ele foi dado pelo seus pais: Cristovão Manasceri e Diana Larcan. O menino nasceu na ilha da Sicília, na Itália por volta do ano de 1526.


Seus pais não queriam ter filhos porque todos virariam escravos. Assim, o senhor deles (que estimava muito pelo trabalho do casal) prometeu que se eles decidissem ter um filho, ele daria total liberdade à essa criança. E como prometido, após o nascimento de Benedito, ele ganhou sua liberdade.


Quem o via tinha a certeza do que era o verdadeiro significado de ser feliz, sempre com muita calma superou e suportou todas as ofensas por causa de sua raça, suas respostas às injúrias eram sempre belos e largos sorrisos.


Essa sua postura chamou a atenção do líder dos eremitas franciscanos, que ao notar o amor e generosidade do garoto com o próximo, percebeu que isso era mais do que aceitação, era uma ação Divina e compaixão à ignorância alheia, desta forma convidou-o para fazer parte da congregação.


Benedito aceitou e se entregou às Palavras de Jesus, vendeu o pouco que possuía e se tornou um eremita. Após isso a pedido do Papa Pio IV e com a unificação da ordem franciscana, ele seguiu para o mosteiro da Sicília, onde entrou como um irmão analfabeto assumindo funções secundárias: como a de cozinheiro.


Sua alegria inspirava a todos que o conhecia, sua cozinha era um verdadeiro templo de entrega ao trabalho com amor e dedicação. Assim, o jovem rapaz conquistou a todos com o sabor da sua comida e seus sorrisos espontâneos que acompanhavam sábios conselhos que motivavam até os mais desesperançosos com a vida.


Ao longo do tempo, ele se tornou um líder natural, aquele que mesmo as pessoas com vasta educação seguiam e respeitavam, reconhecendo sua superioridade. Em 1578 foi convidado para ser Guardião do mosteiro e apesar de ser leigo, ele conseguiu administrar o convento inteiro com muita facilidade. Frei Benedito era caridoso com todos e dava exemplo de fé em suas Orações e pregações.


Muitas eram as pessoas que vinham falar com o Santo homem. Queriam aprender a essência das Palavras da Escritura com ele, – apesar de ser iletrado – que possuía um imenso dom da sabedoria e da ciência.


Uma das suas principais solicitações era a de que todos os porteiros não dispensassem nenhum pobre, que mesmo na dificuldade do mosteiro ele iria ajudá-lo com alimentos, pois não gostaria de ver ninguém passando fome.


Sua fama de santidade foi espalhada, e todos queriam ver e tocar em Benedito, os escravos eram simpatizantes dele e seu nome significa para inúmeras pessoas como um modelo de caridade e humildade.






Oremos ao Santo !!!


“SÃO BENEDITO, FILHO DE ESCRAVOS,

QUE ENCONTRASTES A VERDADEIRA

LIBERDADE SERVINDO A DEUS E AOS

IRMÃOS, INDEPENDENTE DE RAÇA E

DE COR, LIVRAI-ME DE TODA A ESCRAVIDÃO,

VENHA ELA DOS HOMENS OU DOS VÍCIOS,

E AJUDAI-ME A DESALOJAR DE MEU

CORAÇÃO TODA A SEGREGAÇÃO E A

RECONHECER TODOS OS HOMENS

POR MEUS IRMÃOS.

SÃO BENEDITO, AMIGO DE DEUS E

DOS HOMENS, CONCEDEI-ME A

GRAÇA QUE VOS PEÇO DE CORAÇÃO. AMÉM!”











Venha conferir nossas opções de artigos personalizados !!!

https://www.casadorosario.com.br/









Fonte: https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/cristianismo/sao-benedito/

https://www.acidigital.com/noticias/igreja-no-brasil-celebra-hoje-sao-benedito-padroeiro-dos-cozinheiros-26545








Siga-nos nas redes sociais:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Contato

(11) 2693-1392

(11) 2692-7984

(11) 2694-4021

whatsapp: (11) 9-8943-7251
Segunda a sexta: 09:30h às 17:30h

pgatendimento@gmail.com

Site criado por FRP em 2015.