Por que o sacerdote coloca um pedaço da hóstia consagrada no cálice?


Você já deve ter notado: durante a Missa, no rito romano, o sacerdote quebra uma pequena parte da hóstia consagrada e a coloca no cálice do vinho consagrado. É um ritual silencioso, que pode passar despercebido, pois acontece muito  rapidamente. Embora seja uma ação muito breve, o simbolismo por trás disso é profundo.


De acordo com Nikolaus Gihr no livro “O Santo Sacrifício da Missa” (The Holy Sacrifice of the Mass), o gesto de colocar uma pequena partícula da hóstia no cálice tem raízes na Igreja Primitiva e é um costume que lembra a unidade com o Papa e o bispo local. Diz o autor:


A PARTICIPAÇÃO NO MESMO SANTO SACRIFÍCIO ERA CONSIDERADA UM SINAL E PENHOR DA COMUNHÃO ECLESIÁSTICA. PARA PROVAR E MANTER ISSO MUTUAMENTE, PAPAS E BISPOS ENVIAVAM A OUTROS BISPOS OU SACERDOTES PARTES DE HÓSTIAS CONSAGRADAS CONSERVADAS NO CÁLICE… ESSE COSTUME EXISTIA EM ROMA ATÉ O SÉCULO IX. ALI, O PAPA, AOS DOMINGOS E FESTAS, ENVIAVA AOS PADRES ENCARREGADOS DO SERVIÇO DIVINO NAS IGREJAS DA CIDADE A EUCARISTIA COMO SÍMBOLO DE COMUNHÃO COM O CHEFE ECLESIÁSTICO E COMO UM SINAL DE QUE ELES TINHAM O PODER DE CELEBRAR


Era um lembrete visível e concreto de que eles estavam unidos ao papa e aos bispos cada vez que celebravam a Missa.


Além disso, outro aspecto desse ritual era lembrar a unidade da celebração da Missa, que é uma reapresentação do sacrifício de Jesus na cruz. Os católicos acreditam que Jesus não é sacrificado repetidamente em cada Missa, mas que a Eucaristia é uma representação mística daquele sacrifício que ocorreu no Monte do Calvário. Continua o autor: Anteriormente, o costume era um pouco diferente. Como as Hóstias eram muito maiores, uma das três partes era subdividida em várias partículas e usada de maneira diferente, isto é, distribuída aos presentes, enviada aos ausente ou guardada no cálice para a próxima celebração … Uma partícula anteriormente consagrada era preservada e unida ao Sangue Precioso no Sacrifício seguinte, para representar, com toda a probabilidade, a sucessão contínua do Sacrifício, bem como a unidade dos últimos com a presente celebração.


Por essa razão, os historiadores acreditam que por alguns séculos houve duas partículas no cálice: uma do papa / bispo e outra de uma celebração anterior.


O simbolismo desse ato também aponta para a unidade do corpo e do sangue de Jesus, pois a hóstia e o vinho consagrado contêm toda a presença de Jesus (corpo, sangue, alma e divindade).


É um lembrete de que cada gesto do padre na Missa está enraizado em 2.000 anos de história e tradição que nos ensinam muitas verdades espirituais profundas.






Venha conferir nossas opções de artigos personalizados !!!

https://www.casadorosario.com.br/









Fonte: https://www.catolicismoromano.com.br/por-que-o-sacerdote-coloca-um-pedaco-da-hostia-consagrada-no-calice/

Siga-nos nas redes sociais:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Contato

(11) 2693-1392

(11) 2692-7984

(11) 2694-4021

whatsapp: (11) 9-8943-7251
Segunda a sexta: 09:30h às 17:30h

pgatendimento@gmail.com

Site criado por FRP em 2015.